terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Jungle Fight agita a AABB Lagoa e consagra aluno de Acelino Popó Freitas, Lucio Curado como novo campeão

Texto e foto: Fernando Andrade


Presidente do Jungle Fight, Wallid Ismail ao lado do deputado, ex-campeão mundial de boxe e empresário de çutas, Acelino "Popó" freitas

Invicto e pronto para fazer história, foi assim que o americano Sean “Cubby” Peters chegou ao Jungle Fight 49, realizado na AABB da Lagoa, na zona sul do Rio. O discípulo de Sylvio Behring vinha de cinco vitórias e poderia ser o primeiro estrangeiro a conquistar o cinturão do Jungle. Poderia, mas não foi.

Lucio Curado castigando o americano e se tornando o novo campeão  dacategoria até 70Kg



Peters foi agressivo, acertou bons golpes, como um chute alto no terceiro assalto, mas foi o brasileiro Lúcio Curado que levou a melhor. O brasiliense controlou as ações, principalmente quando a luta foi para o chão, aproveitando para golpear o americano. No córner, Curado contou a ilustre ajuda de Acelino “Popó” Freitas, ex-campeão mundial.


No final, vitória por decisão unânime e cinturão para Lúcio Curado.


Nas outras lutas da noite, somente mais um combate ficou nas mãos dos juízes, com vitória por decisão majoritária de Sidney Abedi sobre Marcos Vinícius Cabecinha.


Curado aplicando uma joelhada no americano
O evento teve, ainda, quatro finalizações e uma vitória por nocaute técnico, por interrupção médica. Confira os resultados:

- Lúcio Curado venceu Sean Cubby por decisão unânime;

- Alexandre Capitão finalizou Talison Soares, no primeiro round, por estrangulamento;

- Por interrupção médica, Allan Nuguete conseguiu um nocaute técnico sobre Murilo Filho, no primeiro round;

- Sidney Abedi venceu Marcos Vinícius Cabecinha por decisão majoritária;

- Ederson Lion, com um mata-leão, finalizou Rodolfo Buda por finalização, no primeiro round;

- Salomão Ribeiro venceu Fábio Cesar Marongiu por finalização, com um kata-gatame, no primeiro round;

- Ary Santos, com um triângulo invertido, venceu Guilherme Sawaya por finalização, no segundo assalto da primeira luta da noite.

Mais fotos do evento, confira em: https://plus.google.com/photos/114444318219442513742/albums/5848263088094637873

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Acelino "Popó" Freitas prepara o atleta Lúcio Curado para o Jungle Fight 49, na AABB Lagoa

O parlamentar e ex-pugilista, Acelino ‘’Popó’’ Freitas, abandonou o encerramento do carnaval de Salvador e foi até Brasília para treinar o lutador Lúcio Curado, na disputa pelo título da categoria dos leves até 70 kg, do Jungle Fight, maior evento de MMA da América Latina. Popó treinou com Lucio na tarde desta quinta-feira, dia 14, e também na manhã desta sexta-feira, dia 15, no Centro de Treinamento Popó Fight Club. O Jungle Fight 49 acontecerá no dia 22 de janeiro, às 20h, no ginásio da AABB da Lagoa, no Rio de Janeiro.
 
Empolgado com seu rendimento, o ex-campeão mundial está bem confiante para o confronto. ‘’Gosto de Lúcio e vejo que ele tem perfil de lutador de MMA, vai longe. Sempre que posso, faço alguns treinos e tento focar no combate em pé, mesmo sabendo que manda muito bem no Jiu Jitsu. Estarei no Rio, assistindo a sua vitória", destacou Acelino Popó.
 
Lucio sabe da importância e o peso de contar com o apoio de Popó: ‘’É muito bom treinar com alguém provido te tanta experiência e conhecimento sobre a luta como o Popó. Sempre que pode, ele faz questão de ir os meus combates. É uma motivação a mais ter um campeão mundial ao meu lado’’, analisou.

Renan barão vence, mantém o cinturão dos galos e desafia Dominick Cruz, campeão afastado da categoria

Em uma noite de lutas decididas pelos jurados presentes na Wembley Arena, em Londres, o campeão interino dos pesos galos Renan Barão acumulou mais um triunfo em sua impressionante sequência de 32 batalhas sem perder. Seguindo o exemplo de suas últimas apresentações, o potiguar optou por uma abordagem estratégica, finalizando o desafiante Michael McDonald com um katagatame no quarto round da luta principal do UFC Barão vs McDonald, realizado neste sábado, 16. O golpe levou o prêmio de Finalização da Noite (foi a única). O ex-TUF Brasil Reneé Forte também alegrou a torcida brasileira, com uma vitória dominante sobre Terry Etim por decisão unânime dos jurados.
 
Jorge Santiago foi o único brasileiro que não levou a vitória neste sábado, sendo superado pelo islandês Gunnar Nelson por decisão unânime. As decisões foram predominantes na noite: nove no card de 12 lutas. Na co-luta principal da noite, Cub Swanson solidificou sua posição no topo dos pesos penas ao vencer o também Top 10 da categoria Dustin Poirier. A luta de Tom Watson e Stanislav Nedkov levou os prêmios de Luta e Nocaute da Noite (Watson). Matt Riddle, James Te-Huna e Jimi Manuwa foram os outros vencedores do card principal – o último vencendo após a desistência de Cyrille Diabate que, com uma lesão, foi incapaz de retornar para o segundo round.
 
Ainda campeão, Barão finaliza e leva bônus
 
Tranquilo e focado, Renan Barão mostrou novamente se tratar de um lutador estratégico. Na luta principal deste sábado, o potiguar evitou a armadilha da mão pesada do desafiante Michael McDonald durante quatro rounds, controlando a distância e utilizando-se de quedas e sequências curtas para manter o domínio durante toda a batalha de pesos galos. A paciência compensou, e no quarto round o brasileiro conseguiu encaixar um justo katagatame que forçou o adversário a desistir, rendendo a Barão a vitória e um bônus de Finalização da Noite.
 
"Eu sabia que ele tinha uma direita perigosa, então me preparei para isso. Mas senti que a direita ia ficando mais cansada, então fiz minha estratégia toda em cima disso", comentou Barão. "Quando consegui encaixar (o katagatame), até estranhei que ele não tava batendo... Ouvia o Dedé (Pederneiras) gritando para eu apertar mais. Até que ouvi ele roncar um pouco, senti que estava pegando, continuei pressionando e ele bateu."
Barão abriu o primeiro round arriscando um chute rodado, que não chegou a acertar o alvo. Em seguida, contudo, Renan conseguiu botar Michael pra baixo pela primeira vez. O americano em seguida travou o braço do brasileiro, e o embate retornou de pé – onde McDonald claramente preferia mantê-lo. McDonald, agressivo, viveu seu melhor momento ao balançar Barão com um soco, mas logo o brasileiro se recuperou, travando o americano contra a grade, conseguindo mais uma queda e terminando o assalto por cima.
 
Os lutadores retornaram para o segundo round com maior cautela. Novamente, Renan conseguiu colocar Michael para baixo, mas o americano não demorou para retomar a batalha de pé. McDonald claramente apostava em suas mãos e evitava deixar Renan se aproximar. O potiguar conseguiu aplicar melhor seu jogo no round subsequente, balançando o rival com as mãos e conseguindo forçar outra queda - da qual, novamente, o americano se desvencilhou logo em seguida. Os dois se movimentavam bastante, optando por sequências velozes e de poucos golpes. Renan encaixou ainda um plástico chute rodado que acertou em cheio o rosto de McDonald antes do fim do terceiro assalto.
O quarto round, contudo, rendeu os frutos plantados pelo brasileiro e sua equipe ao longo do embate. Com o nariz ferido, McDonald chegou a acertar alguns golpes, mas acabou sucumbindo perante a justa finalização de Renan. Agora, a expectativa do presidente Dana White é de que o atual campeão peso galo Dominick Cruz se recupere de suas lesões e enfrente o brasileiro, unificando o cinturão da categoria. “Com sorte, Cruz está se recuperando e poderemos fazer esta batalha acontecer. Essa é a luta que eu quero”, declarou White.
 
Reneé Forte abre noite brasileira com vitória
 
Não foi dessa vez que Terry Etim desfez a fama de "freguês" dos brasileiros. Estreando na categoria dos pesos leves, Reneé superou o favoritismo do adversário e, com uma performance tranquila, dominou Etim em todos os rounds da  última luta do card preliminar. Forte, que vinha de derrota, comemorou a redenção no UFC em alto estilo, com o mesmo chapéu nordestino simbolizando sua origem cearense que usou para entrar na batalha.
 
Em desvantagem de envergadura, Reneé começou usando as pernas e buscando encurtar a distância. O brasileiro foi superior no primeiro round, pressionando o adversário contra a grade e conseguindo ainda uma queda. No segundo round, Reneé conseguiu impor ainda mais o seu jogo, controlando o adversário e conseguindo a montada, castigando Etim até o soar do gongo. O terceiro round se desenrolou do mesmo modo, com domínio total do brasileiro. No fim, os três jurados deram a vitória para Renan, que leva sua primeira vitória no UFC.
 
"Eu fiz a melhor preparação da minha vida. A aclimatação na França (Renee passou dois meses em Avignong) me ajudou muito. Eu estava muito confiante e sempre acreditei no meu potencial”, declarou o brasileiro. “Fiquei honrado em ter lutado aqui na Inglaterra. Quero agradecer a Jesus e também a todos que não acreditaram em mim. Isso me deu mais força pra ganhar essa luta".
 
Santiago perde para islandês em retorno como meio-médio
 
Sem lutar no UFC desde a derrota para Demian Maia nos pesos médios, Jorge Santiago buscava um recomeço vitorioso na organização, desta vez na categoria de baixo, entre os meio-médios. Suas intenções, porém, foram frustradas por um obstáculo islandês. O brasileiro, que entrou de última hora para substituir o lesionado Justin Edwards, acabou perdendo na decisão unânime para o promissor Gunnar Nelson, que agora acumula sua segunda vitória no UFC. 
Os lutadores foram cautelosos no primeiro round, que não teve momentos de maior perigo. Santiago chegou a ferir o rosto de Nelson, que acusou um sangramento no nariz, enquanto o islandês - muito dinâmico em sua movimentação pouco ortodoxa - teve seu melhor momento ao aplicar uma queda no brasileiro. No segundo round, contudo, Nelson retornou com maior dominância, conseguindo novamente derrubar o brasileiro e mantê-lo no chão, partindo para a montada e castigando-o no final do assalto.
 
Santiago entrou com mais agressividade no terceiro round, acuando o islandês contra a grade logo no começo. Mais ofensivo que nos assaltos anteriores, Santiago lançava socos com frequência, mas já aparentava cansaço e errava o endereço de vários golpes. Gunnar, embora com menor volume, esbanjava eficiência nos golpes de mão - com destaque para dois uppercuts milimétricos que balançaram o queixo do brasileiro. No fim, todos os jurados deram a vitória por decisão unânime para Nelson.
 
Confira os resultados completos
Card principal:
Renan Barão finalizou Michael McDonald com um katagatame no R4
Cub Swanson derrotou Dustin Poirier na decisão unânime dos jurados
Jimi Manuwa derrotou Cyrille Diabate por desistência antes do R2
Gunnar Nelson derrotou Jorge Santiago na decisão unânime dos jurados
James Te Huna derrotou Ryan Jimmo na decisão unânime dos jurados
Matt Riddle derrotou Che Mills na decisão dividida dos jurados
 
Card preliminar:
Renée Forte derrotou Terry Etim na decisão unânime dos jurados
Danny Castillo derrotou Paul Sass na decisão unânime dos jurados
Andy Ogle derrotou Josh Grispi na decisão unânime dos jurados
Tom Watson derrotou Stanislav Nedkov por nocaute técnico no R2
Vaughan Lee derrotou Motonobu Tezuka na decisão unânime dos jurados
Phil Harris derrotou Ulysses Gomez na decisão unânime dos jurados
 

Jungle Fight aterrisa no Rio de Janeiro no próximo dia 22 e terá disputa de cinturão na categoria até 70 kg

O Jungle Fight 49 já tem seu card e local definidos. O evento, que acontecerá no dia 22 de fevereiro, às 20h, será no ginásio da AABB da Lagoa, no Rio de Janeiro. Ao todo serão sete lutas na competição. Na principal delas, o americano Sean ‘’Cubby’’ Peters e o tocantinense Lucio Curado duelarão pelo cinturão da categoria dos leves, até 70 kg. Outra curiosidade dessa edição será a participação de quatro lutadores que surgiram do Jungle Comunidade, torneio à parte, organizado pelo Jungle, porém voltado apenas para atletas de comunidades.
Além da disputa de cinturão, o baiano e especialista em finalização, Alexandre Capitão retornará à Arena Jungle contra o potiguar, Talison Soares Costa, em outra luta de destaque. Talison vem de cinco vitórias consecutivas e fará sua estreia na organização. Outro que vem embalado com a marca de cinco triunfos seguidos, o amapaense Tiago Trator, ficará frente a frente com Fábio Queiroz.
 
Sidnei ‘’Abedi’’ e Marcos Vinícius ‘’Cabecinha’’, ambos lutadores oriundos do Jungle Comunidade, farão um confronto bastante aguardado pelos moscas. Abedi vem de derrota na grande disputa de cinturão da divisão, enquanto Cabecinha permanece invicto com sete vitórias em seu cartel. Em mais um embate da noite, Ederson Lion tentará se recuperar da derrota de sua última apresentação contra Rodolfo Buda, outro lutador que surgiu no Jungle Comunidade. Salomão Ribeiro, que saiu vitorioso em seu único duelo no Jungle, enfrentará o estreante Fábio Cesar Marongiu. O combate que abrirá o espetáculo será entre o já veterano da organização, Ary Santos, e outro estreante, Guilherme Sawaya.
 
O presidente do Jungle Fight, Wallid Ismail, promete um evento de grande nível ‘’Será um espetáculo e tanto. Teremos a disputa de cinturão entre as duas principais potências do esporte, Brasil e Estados Unidos, que promete dar o que falar. Além disso, é muito bom ver o card principal do Jungle Fight importando lutadores que foram descobertos no Jungle Comunidade e saber que, por conta disso, eles conseguirão dar melhores condições as suas famílias’’, avaliou o empresário.
O canal Combate transmite o Jungle Fight 49 AO VIVO a partir das 20h45 para todo o Brasil.
Card – Jungle Fight 49
1 - Lucio Curado (Popo Team) x Sean "Cubby" (Sylvio Behring - USA) disputa do cinturão 70 kg
2 - Alexandre "Capitão" (Orion Fight Camp) x Talison Soares Costa (Brasa RN) 66 kg 

3 - Tiago "Trator" Silva (Orlando Junior) x Fábio Queiroz (Manimal Team) 70 kg

4 - Junior "Abedi" (RelmaTeam) x Marcos Vinícius ''Cabecinha'' (Cleyton Mangueira) 57 kg

5 - Ederson "Lion" Macedo (XGYM) x Rodolfo "Buda" (CT Rodolfo Buda – Araruama) 84 kg     

6 - Salomão Diego Ribeiro (Team Nogueira) x 
Fábio Cesar Marongiu (Mangueira / Machado Team) 84 kg 

7- Ary Santos ( Nova União Campos / 7 Bala Team )     x    Guilherme Sawaya    ( VTT / Macaco Chute Boxe ) 70 kg 
 

Público vai eleger a nova Ring Girl do Jungle Fight

Os internautas e fãs da luta escolherão uma nova ring girl para o Jungle Fight, maior evento de MMA da América Latina. Depois da participação de grandes beldades como as ex-BBBs Maria Melilo, Adriana Sant´Anna, Jaqueline Faria, Kelli Medeiros, Monique Amin, Fani Pacheco e Laisa Portela, além de Fabiana Frota, a ex-Casa Bonita, Priscila Cardoso, a atual rainha de bateria da Gaviões da Fiel, Tati Minerato, entre outras, o concurso, intitulado Ring Girl Combate-Jungle Fight  dará chances para todas as interessada em atuar na função de anunciar os rounds das lutas do Jungle Fight. A vencedora, que será eleita pelo público, desfilará sobre a Arena Jungle como ring girl do espetáculo. O concurso, que já deu início as suas inscrições, será organizado pelo Jungle Fight em parceria com o canal Combate.
 
O concurso se divide em três etapas. Na primeira delas, está aberto no SPORTV.COM uma página de cadastro. A candidata deve enviar obrigatoriamente uma foto e responder um questionário sobre MMA. Também pode postar um vídeo (opcional). O período de inscrições se encerra no dia 22 de fevereiro.
Serão selecionadas dez candidatas entre todas as inscritas para a segunda fase. O anúncio das escolhidas será feito no dia 28 de fevereiro e, no mesmo dia, inicia-se a votação para escolher as finalistas do concurso no SPORTV.COM/COMBATE A enquete se encerra no dia 15 de março.
A última etapa do concurso começa no dia do encerramento da segunda fase com o anúncio das quatro finalistas. No dia 18 de março, as selecionadas pelo público vão fazer um ensaio fotográfico. Também nessa data, elas farão matérias para os programas do canal e chamadas devem ser gravadas.
A votação final começa no dia primeiro de abril no SPORTV.COM/COMBATE e acaba no dia 19 de abril, dia que será anunciado o nome da vencedora.

Primeira fase do concurso: inscrição das candidatas

Data de início do envio do material de inscrição: 25/01
Data de término do envio do material de inscrição: 22/02

Segunda fase do concurso: enquete entre as dez candidatas selecionadas
Seleção das dez candidatas: 26/02
Anúncio das dez selecionadas: 28/02
Data do início da enquete: 28/02
Data de encerramento da enquete: 15/03

Terceira fase do concurso: final
Anúncio das quatro finalistas: 15/03
Ensaio fotográfico com as quatro finalistas: 18/03
Matérias com as quatro finalistas para o Combate: 18/03
Gravação de chamadas para a final: 18/03