quinta-feira, 7 de julho de 2011

Chael Sonnen riduculariza Brasil e metralhadora sobra até para José Aldo.



Chael Sonnen ama o Brasil, e o país também o ama. Pelo menos, foi o que o polêmico lutador americano declarou, ironicamente, numa entrevista divulgada nesta quinta-feira, gravada na véspera do UFC 132, em Las Vegas, no último fim de semana. Apesar da declaração de amor, Sonnen voltou a disparar sua metralhadora de preconceitos contra o Brasil, garantiu que Yushin Okami irá derrotar Anderson Silva no UFC Rio e ainda falou dos irmãos Nogueira, Lyoto Machida, Wanderlei Silva e até José Aldo.
Na entrevista cedida ao site "MMAFighting", Sonnen fez um "meia culpa" pelas declarações publicadas em seu twitter sobre o Brasil, incluindo um post em que dizia que cocaína era lanche no país. Ao pedir desculpas, porém, o americano recorreu a mais um preconceito antigo - o do atraso tecnológico do país - e contou uma história sobre os irmãos Nogueira - Minotauro e Minotouro - para justificar sua opinião.

 

- Foi um acidente e eu me sinto mal por isso. Se eu disser algo de uma forma muito privada, que não é para uma certa audiência, não se pode usar isso contra mim. Eu escolho minha mídia muito cuidadosamente quando falo do Brasil. Eu fui à internet, e se eu tivesse a menor ideia que o Brasil tinha computadores, não teria feito isso. Eu realmente não sabia. Eu estava em Las Vegas quando os irmãos Nogueira chegaram pela primeira vez na América - isso é uma história real! Havia um ônibus que parou num sinal vermelho, e Little Nog (Minotouro) tentou alimentá-lo com uma cenoura, enquanto o Big Nog (Minotauro) fez carinho nele. Eles acharam que era um cavalo! Isso realmente aconteceu! Ele tentou dar uma cenoura a um ônibus, e você me diz que aquele país tem computadores? Eu não sabia disso! - afirmou Sonnen.
Ao ser indagado sobre sua visita recente ao Brasil, junto a Okami, em que publicou as mensagens sobre o país, o americano garantiu que foi bem recebido em São Paulo e voltou a atacar Wanderlei Silva.
- Eles me amam no Brasil! O problema é que o Wanderlei deixou o Brasil. Ele não mora no Brasil, ele mora em Las Vegas. Ele vive na América, emprega americanos, paga impostos na América e, quando é conveniente, diz que é do Brasil! Esses caras são falsos e o povo brasileiro sabe disso. O povo brasileiro não quer (Wanderlei), eles sabem que ele os abandonou. Eles me querem, porque eu o expus, calei a boca dele e fui ao país dele. Amo o país deles e gastei dinheiro no país deles, e isso é bem mais do que o Wanderlei fez - declarou.
Sonnen também teve palavras para seus velhos desafetos Lyoto Machida ("Está na divisão mais fraca da história do UFC") e Anderson Silva ("Ele me evitou por seis anos e evitou o Yushin Okami por cinco anos").




Ao comentar o título de "melhor lutador peso-por-peso do mundo" que muitos dão a Anderson, porém, sobrou até para José Aldo, campeão dos pesos pena do UFC. O americano criticou o fato de o brasileiro ter sido declarado campeão da organização antes mesmo de lutar num de seus eventos - Aldo era campeão do World Extreme Cagefighting (WEC), cujas divisões pena e galo foram absorvidas pelo UFC - e ainda implicou com a pronúncia de seu nome.
- Não existe torneio peso-por-peso, não existe campeonato, cinturão, organização. É o tópico da moda. Eles inventaram um cara chamado José Aldo (pronunciou "José" em espanhol, com som de R no lugar do J) - que por alguma razão convenceu o mundo a chamá-lo de José Aldo (pronunciou em português) - rankeado nûmero 3 em peso-por-peso. Eles o nomearam campeão do UFC sem nunca ter lutado no UFC. É ridículo - reclamou.
Sonnen ainda acusou Anderson de cometer um golpe ilegal contra Okami de propósito, para forçar sua desclassificação na primeira luta entre os dois, em janeiro de 2006, e evitar uma derrota "pra valer". O americano garantiu que o japonês vai vencer no Rio e que estará presente na Arena da Barra para assistir ao combate. Logo depois, ele retorna aos combates, contra Brian Stann, no UFc 136.


Um comentário: