sexta-feira, 29 de junho de 2012

Curiosidades sobre a orelha de couve-flor característica dos lutadores de MMA

Os médicos chamam de Hematoma Auricular. Popularmente, as pessoas costumam chamar de “orelha de couve-flor” (em inglês “cauliflower ear“).

Orelha recém estourada durante treinamento
A orelha de couve-flor é a designação popular dada ao hematoma auricular, isto lhaé, a ore (mais propriamente denominada pavilhão auricular) que ficou deformada de forma permanente, como consequência de contusões, lesões pelo frio, infecções graves. Pequenos vasos sanguíneos se rompem, formando um pequeno hematoma, antes de surgir um tecido fibroso, que deforma o pavilhão auricular, dando-lhe a aparência couve-flor.
No caso das contusões, é comum a referência aos lutadores de lutas de chão e outras lutas marciais travadas no chão, e nas quais com frequência os lutadores têm a cabeça esfregada contra o tatame o que dá origem a essa forma típica de pavilhão auricular.

Wallid Ismail

Para entender melhor, precisamos conhecer a orelha. Nossa orelha é formada por uma lâmina de cartilagem elástica de formato irregular, recoberta por uma fina camada de pele. Entre a pele e a cartilagem existe ainda ou camada de tecido conjuntivo chamada de pericôndrio, que é responsável pela “nutrição” da cartilagem.
Os atritos e esmagamentos constantes sofridos nas orelhas durante treinos e lutas (contra o chão, o braço do adversário, e outros) provocam um hematoma entre a cartilagem e o pericôndrio. É comum a inflamação do naquele espaço em função do trauma. A falta de suprimento sanguíneo pode conduzir a uma necrose que resulta em reação fibrosa severa, ou seja, uma “nova” cartilagem é construída para preencher aquele espaço lesionado. Cada vez que ocorre a inflamação, um pouco de cartilagem se forma. Assim, a orelha de couve-flor torna-se inevitável.

Orelha deformada por conta dos treinamentos
Para prevenir esta inflamação, é preciso que o sangue acumulado após a luta seja drenado o quanto antes. Caso contrário só restará a cirurgia plástica e, mesmo assim, é muito difícil conseguir recuperar o formato original. A orelha em couve-flor se tornou marca registrada dos lutadores que entrou na moda, a ponto de alguns praticantes usarem alicates para acelerar o processo de deformação. Tem louco pra tudo!

2 comentários:

  1. queria estourar a minha orelha como faço luta-livre a 2 anos e nada
    obrigado

    ResponderExcluir
  2. Orelha estourada não quer dizer nada...Muitas pessoas chegam a forçar este tipo de lesão,afim de impressionar quem olha essa deformidade no dia a dia!Tenho as duas orelhas estouradas(resultado de 15 anos de jiu jitsu)e posso dizer que se pudesse escolher não as teria assim.Isso não define nada,nem tão pouco se o cara é casca grossa ou não!Fica a dica!!!

    ResponderExcluir