terça-feira, 26 de junho de 2012

Capoeira volta com força ao MMA e atleta Marcus Aurélio "Lelo" assina com Bellator

Passo a passo da meia lua
"Zum, zum, zum, Capoeira mata um...".  A única arte genuinamente brasileira; a capoeira está voltando com força total para os ringues de MMA. Essa mistura de dança, folclore, música e principalmente luta está conquistando os ringues e os octógonos de MMA no Brasil e no exterior. 

O MMA traduzindo para o Português é a mistura de artes marciais. Pouco utilizado antigamente nas lutas, os golpes típicos da arte marcial brasileira, estão se tornando mais frequentes nos combates. A meia lua, que é um golpe giratório que atinge a cabeça do adversário tem feito estrago por aí. 



Atualmente trabalhando em projetos sociais e ministrando palestras sobre capoeira por todo o mundo, um dos percussores e expoentes da capoeira no MMA, Sidney Gonçalves Freitas, O Mestre Hulk, que em 1995, surpreendeu o mundo das artes marciais ao derrotar o faixa preta de Jiu Jitsu, Amaury Bitteti, em pleno Maracanãzinho lotado falou sobre o uso desse golpe: 

"Pois é, a meia lua quando bem aplicada pode chegar a uma velocidade superior a 100 Km por hora. e se pegar em cheio pode até matar."



Serginho Moraes aplicando um Aú (estrela) sem as mãos. Acrobacia típica do jogo de capoeira

Durante a final dos pesos médios Cesar Mutante, que também é capoeirista, aplicou por inúmeras vezes o golpe, causando estrago no rosto de Serginho, que também é praticante da arte, assim como o participante do TUF, Delson Pé de chumbo. 

Discípulo do Mestre Mão Branca, o campeão do TUF, Cesar Mutante, pertenceu ao Grupo Capoeira Gerais . Quem assistiu ao programa pode perceber que durante os episódios, o atabaque, o pandeiro e o berimbau estavam sempre ditando o ritmo musical da casa e durante os combates, inclusive na final contra Serginho, soltou uma meia lua, usando a malandragem, típica da capoeira para desferir os golpes. na luta contra Thiago Bodão, o capoeirista tirou a atenção do adversário ao olhar para baixo e posteriormente desferindo um martelo com a perna esquerda que apagou o adversário. Entre os capoeiristas que fizeram história no atual MMA destacam-se atletas como Mestre Hulk, Urutum, Marcos Ruas, Pedro Rizzo, André Gusmão entre outros, inclusive o atual campeão dos médios do UFC.

Mutante aplica uma meia lua que atinge 


Mais recentemente, o brasileiro Marcus Aurélio “Lelo”, do grupo Axé capoeira, vem utilizando os golpes e a ginga da capoeira em suas lutas, ludibriando assim os adversários, que ficam perdidos com as fintas dos golpes e com a aplicação repentina e rápida da temida meia lua. Após as vitórias, o capoeirista tem comemorado com acrobacias espetaculares, que desafiam a lei da gravidade.  Esse estilo diferenciado abriu os olhos do segundo maior torneio de MMA do mundo, o Bellator, que fechou contrato com o meio médio, que está com um cartel bem definido, com 6 vitórias e 1 derrota. 



“Estou muito empolgado por ter assinado esse contrato com o Bellator, fico feliz que eles tenham visto o meu potencial. Sei que eles tem um dos melhores lutadores e estou pronto para mostrar o meu valor”, disse o capoeirista brasileiro.  

A estréia do brasileiro no evento já tem data marcada. Ele está escalado para lutar na edição 73 , que vai acontecer no dia 24 de agosto, nos EUA. 


Marcus Aurélio "Lelo" quase participou do TUF 15, mas assina com o Bellator


Nenhum comentário:

Postar um comentário