terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Carlson Gracie- Um mestre casca grossa que fez história e deixou saudade


                                                                                     Hoje recebi uma mensagem me pedindo para incluir o Mestre Carlson Gracie entre os caras que fizeram história no Vale Tudo nacional. Quando fiz essa matéria eu estava apenas colocando os lutadores dos fins dos anos 90 e 2000, mas foi uma pauta interessante para se colocar, pois estou tendo a chance de escrever um pouco desse cara, que conheci pessoalmente e tive a oportunidade de conversar por 3 vezes: a primeira foi dentro do ônibus, em Copacabana, no 413, quando ele tava falando pelo celular dando um esporro em alguém que tava devendo 50 reais a ele. na segunda oportunidade foi no UFC Brasil, em São Paulo, onde eu fiz questão de comprimenta-lo e bater uma foto e na ultima oportunidade foi quando eu fiz estágio de Jornalismo, no extinto Jornal Ring, onde eu fiz uma matéria com ele sóbre a vitória do Wallid sobre o Royce Gracie, numa arena montsda na praia de Copacabana. Aproveitei a oportunidade para perguntar se o cara tinha pago os 50 reais que estava devendo e ele me disse: " me pagou porcaria nenhuma!!!!!"


Primogênito do introdutor do jiu-jitsu no Brasil, Carlos Gracie, o Grande Mestre Carlson Gracie foi lançado pela família no desafio a Waldemar Santana, que havia derrotado seu tio Hélio no épico combate de três horas e quarenta minutos, realizado em 1954. Seis meses depois, com apenas 16 anos de idade, Carlson subiria ao ringue para vingar o tio em menos de 40 minutos, no que a imprensa da época classificou de "um massacre". Esta seria a primeira das quatro lutas travadas contra Waldemar (duas vitórias, dois empates) no cartel de Carlson de 19 lutas profissionais, com apenas uma derrota.



Após se aposentar do vale-tudo, Carlson se dedicou ao ensino do jiu-jitsu, e sua equipe reteve a hegemonia nos campeonatos de meados da década de 1970 a meados da década de 1990. Formou faixas-pretas do calibre de Sérgio Iris, o "Serginho de Niterói", Cássio Cardoso, Moises Bormac, Peixotinho, Ricardo de La Riva, Murilo Bustamante, Amaury Bitetti, Ricardo Libório, Zé Mario Sperry e Wallid Ismail, entre mais de duzentos graduados. Lista completa dos faixa-preta de Carlson Gracie: http://forum.portaldovt.com.br/forum/index.php?showtopic=54891



Personalidade polêmica, de fala alta, sempre gesticulando. Com um gosto exótico, que ia da música francesa à rinha de galos, dono de uma memória capaz de gravar centenas de verbetes do dicionário, mestre Carlson sofreu grande baque em 1999, quando seus lutadores de elite, deixaram a célebre academia da Rua Figueiredo Magalhães, 414, em Copacabana e formaram a "Brazilian Top Team", após divergências relativas à grana. Alguns escudeiros, no entanto, acompanharam o faixa-vermelha até o final, o caso de Osvaldo Paquetá, Wallid Ismail e Luis Carlos Matheus, o Manimal.

Carlson Gracie morreu no dia 1 de fevereiro de 2006, vítima de parada cardíaca, após infecção generalizada provocada por cálculo renal, no hospital Lincoln Park, em Chicago, EUA, onde mantinha uma academia de jiu-jitsu. O grande mestre, que nasceu em 12 de agosto de 1933, tinha 72 anos.

A morte repentina de Carlson Gracie comoveu a comunidade das lutas, consternando seguidores, desafetos e admiradores, e fica a saudade de um personagem que acolhia a todos como um pai, e apesar de merecer honras de herói, repelia qualquer tipo de bajulação com a simplicidade de um pescador

Fonte: wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário