quarta-feira, 18 de julho de 2012

Um breve histórico de Renan Barão - Brasileiro disputa cinturão dos galos no UFC 149

  
Barão frente a frente com o California Kid
Renan "Barão" do Nascimento Mota Pegado, nasceu em Natal, Rio Grande do Norte, no no dia 27 de fevereiro de 1987), é praticante de diversas artes marciais, entre elas o Muay Thai, o Boxe e o Brazilian Jiu-Jitsu, arte na qual é faixa preta e campeão brasiliero da modalidade.

Com passagem vitoriosas pelos torneios de MMA mais importantes do Brasil, como o Shooto, Wocs e Jungle Fight, Barão fez sua estréia internacional em junho de 2010, derrotando Anthony Leone pelo extinto World Extreme Cagefighting (WEC). Com o fim do torneio, agora ele luta no Ultimate Fighting Championship (UFC) na categoria peso-galo e após três vitórias, terá a chance de disputar no próximo dia dia 21 de julho de 2012 o cinturão interino dos Pesos Galos contra Urijah Faber, pelo UFC 149. O lutador conseguiu essa oportunidade após o campeão da categoria, Dominick Cruz se lesionar e ficar de fora do combate. Após a vitória sobre o casca grossa Scott Jorgessen pelo UFC 143, Renan Barão pegou o microfone e fez o pedido em cadeia mundial para Dana White, uma oportunidade para disputar o cinturão. Com a lesão de Cruz, o todo poderoso do UFC atendeu o pedido de Barão.

Com a vitória, Renan Barão será o quarto brasiliero detentor do cinturão na competição. Será um salto enorme na carreira do lutador que irá se juntar aos brasilieros campeões do UFC. José Aldo (Penas), Anderson Silva (médios) e Junior dos Santos Cigano (Pesados).

Time da Nova União que está no UFC.

Renan começou sua carreira em Natal, na equipe Kimura Nova União, uma filial da academia Nova União no Rio Grande do Norte. Foi para o Rio de Janeiro, ao lado dos amigos e também lutadores Ronny Markes e Ronys Torres, teve de morar num sobrado na antiga academia/sede da Nova União, onde não tinham janelas, nem portas e, logo na primeira noite, ficou sem lugar para dormir por causa de uma chuva que alagou o local.Barão lembra que dormiam cedo para não gastarem dinheiro com lanche e tentavam acordar o mais tarde possível pra não gastarem com o café e só almoçar.Segundo Barão, foram essas dificuldades que o fortaleceram para chegar aonde está hoje, em meio a uma impressionante sequência invicta de 29 lutas, de acordo com seu retrospecto oficial no site especializado "Sherdog" - no vídeo, o lutador conta 32 lutas, o que acrescenta dois combates à sua série sem derrotas, sendo 30 vitórias e uma luta sem resultado.Hoje treina com grandes lutadores, como José Aldo, campeão mundial dos pesos penas do UFC, entre outros. Renan tem um dos recordes mais respeitáveis do MMA, com 30 lutas, 28 vitórias, 1 derrota e 1 luta sem resultado aos 25 anos de idade.[2] Se tornou lutador profissional de MMA em 2005, com 18 anos de idade.
<>
 Com José Aldo em competição da arte Suave

Lutava no WEC, onde o mesmo foi comprado pelo UFC. Barão então como lutava no WEC passou a lutar no UFC, fez sua estréia no novo evento em 28 de maio de 2011, com 24 anos em Las Vegas, Nevada. Lutou contra o americano Cole Escovedo, no UFC 130: Rampage vs. Hamill, onde venceu por Decisão (Unânime).Em novembro do mesmo ano, após 5 meses da primeira luta no UFC, Barão enfrentou o inglês Brad Pickett, em Birmingham na Inglaterra, no UFC 138: Leben vs. Muñoz. Em uma luta eletrizante, Barão venceu Pickett aos 4:09 do 1º round por Finalização (Mata-Leão), o combate entre o brasileiro e o inglês foi escolhido como "Luta da Noite" do evento número 138.No dia 4 de fevereiro de 2012 conseguiu sua 3ª vitória no UFC e sua 28ª no MMA derrotando o americano Scott Jorgensen, no UFC 143: Diaz vs. Condit, em Las Vegas, Nevada por Decisão (Uninâme). E após 3 meses de sua última vitória no UFC, Barão conseguiu a chance de enfrentar o americano Urijah Faber pelo cinturão interino dos Pesos Galos no dia 21 de julho de 2012 em Calgary, Canadá no UFC 149: Faber vs. Barão.
Renan recebeu o apelido de Barão de sua avó, que na época em que ele nasceu, era fã da novela Sinhá Moça, da Rede Globo, e um personagem era o Barão de Araruna (Coronel Ferreira), e sua avó, Dona Inácia gostava muito do tal Barão da novela e apelidou o neto com o mesmo nome.
Das 30 lutas de Renan Barão, o lutador perdeu apenas em sua estréia. Ao que tudo indica, no atual mundo do Mixed Martial Arts ele é o recordista de vitórias, com 28 vitórias, 1 no contest e uma derrota, sofrida em sua estréia nas competições profissionais, em 2005. Dentre as suas vitórias estão as lutas contra os ex-participantes do TUF Brasil Anistavio Gasparzinho (por finalização), no Mossoró Fight e sobre o atual campeão dos penas Rony Jason (por decisão dividida no Cage Fight Nordeste).
Assista o vídeo promocional do UFC 149 - Urijah Faber vs Renan Barão

http://www.youtube.com/watch?v=b6AHu9EVvz0

http://www.youtube.com/watch?v=6AbUkJN0LBA

UFC 149 Card

Card Principal
  • Renan Barão x Urijah Faber
  • Hector Lombard x Tim Boetsch
  • Shawn Jordan x Cheick Kongo
  • Brian Ebersole x James Head
  • Matt Riddle x Chris Clements
Card Preliminar
  • Court McGee x Nick Ring
  • Roland Delorme x Francisco Rivera
  • Ryan Jimmo x Anthony Perosh
  • Bryan Caraway x Mitch Gagnon
  • Daniel Pineda x Antonio Carvalho
  • Mitch Clarke x Anton Kuivanen

Nenhum comentário:

Postar um comentário