quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

FINALMENTE CHEGOU A HORA. UFC RIO É LANÇADO OFICIALMENTE PARA SETEMBRO DE 2011



Quando cursei a faculdade de Jornalismo, uma das primeiras lições que aprendemos é de sermos imparciais com a divulgação das notícias e não nos envolvermos com o fato, mas ontem foi impossível. Sou fã de lutas, em especial do MMA. Ontem tive frente a frente com alguns dos caras que eu admiro, fazendo a cobertura do evento de maior importância no cenário mundial de lutas. Foi complicado conter a ansiedade. Me senti um verdadeiro fã. Tirei fotos com os lutadores e com os estandartes que enfeitavam a sala de imprensa. Não queria deixar passar um detalhe em branco. Acabou a coletiva, tinham poucas pessoas na sala e, eu continuava ali dentro , babando, querendo tirar foto de tudo e de todos. Até autógrafo eu pedi. (risos). Saí de lá com a perna cansada de tanto que eu fiquei em pé, mas valeu a pena cada momento.....

A Coletiva de imprensa que anunciou o Rio de Janeiro como sede do evento UFC, foi realizada ontem, no Palácio da cidade do Rio de janeiro, com um clima muito agradável. A começar pelo Prefeito Eduardo Paes, que iniciou a coletiva dando um "pedala Robinho" na cabeça de Royce Gracie e de Vitor Belfort.



Estava compondo a mesa os campeões do evento José Aldo, Mauricio Shogun, Anderson Silva, o dono do UFC Lorenzo Fertitta, o Presidente da organização de MMA Dana White, que por sinal um cara muito simpático, que fez questão de atender individualmente cada Jornalista, o Prefeito Eduardo Paes, o Presidente da Rio Tur João Pedro Figueira de Melo e os ex-campeões do evento Vitor Belfort e Royce Gracie. Essa comitiva de lutadores foi convocada paraa anunciar o dia e local em que vai ser realizada 131 edição do maior torneio de artes marciais mistas do mundo; o Ultimate Fighting Championship (UFC - RIO). Pela primeira vez na história da organização, o evento estará vinculado ao nome da cidade sede. Há também a possibilidade da pesagem entre os atletas, que antecede ao evento, seja realizada na praia e Copacabana, afirmou o Presidente da Rio Tur João Pedro.


O evento, que terá o início de vendas de ingressos em maio e será realizado em 27 de agosto de 2011, na HSBC Arena, Barra da Tijuca, mas segundo o Presidente do UFC, o carequinha Dana White, ainda não pensou no Card das lutas, mas em março estará tudo resolvido e ainda afirmou que terão muitos brasileiros lutando no evento, entre eles o possível retorno do faixa Preta e Jiu-Jitsu e tricampeão, Royce Gracie. “Eu e o Dana ainda estamos conversando, mas há uma grande possibilidade. Eu estou sempre treinando e o UFC no Brasil é a minha casa.", afirmou o sorridente Gracie. Quem não deixou escapar a oportunidade de pedir para lutar no Brasil, foi Vitor Belfort, que em 1998, durante a primeira edição realizada em São Paulo, fez a luta principal contra o Curitibano Wanderley Silva e, não descartou a possibilidade de ceder a revanche ao atleta, pois na ocasião, Belfort terminou a luta em 44 segundos. Até hoje esse nocaute está engasgado na garganta de Wanderley Silva. Será que essa luta vai acontecer. Tomara que sim....



Outro momento de destaque durante a coletiva, foi o debate sobre a luta entre o campeão Anderson Silva e o desafiante Vitor Belfort, que vai acontecer dia 5 de fevereiro, no UFC 126, nos Estados Unidos, foi a primeira vez que se apresentaram juntos em público. Os lutadores estavam separados, um em cada ponta da mesa de entrevistas, mas num diálogo de bastante educação e cortesia, eles se uniram para divulgação do evento, que há 12 anos não tem uma edição no Brasil e, é o esporte que mais cresce no mundo. Nada de rivalidade durante a coletiva; cara feia somente durante a foto para divulgação da luta. Anderson Silva, mais conhecido no mundo das lutas como "Spider", fez questão e elogiar Belfort. “Vitor foi campeão muito novo. Quando eu comecei, ele já estava lá”, destacou Anderson, que, invicto há 12 lutas, defende o cinturão do peso médio pela oitava vez. “A expectativa é muito grande. Estou me sacrificando nos treinamentos todos os dias, mas vale a pena. Treino tudo: queda, chão... Anderson sabe todas as áreas. Ele é muito talentoso e difícil de estudar”, elogiou Belfort, que negou qualquer rixa entre eles. “Rixa, só dentro do octógono. Não sou muito de falar. Minhas respostas são sempre dadas na hora da luta. Respeito muito o Anderson.” O campeão respondeu o discurso com muita educação. “Essa é a oportunidade de transformar muita coisa. Quero usar o poder que Deus me deu para mudar a imagem do esporte. Gosto de ficar perto das crianças e falar para elas o quanto o UFC mudou a minha vida”, disse, deixando de lado qualquer boato que haja sobre uma rivalidade fora do UFC entre os dois.

Mas é bom relembrar que quando a luta não passava de rumor, Belfort repetiu que não gostaria de enfrentar o compatriota, pois Anderson Silva é considerado o melhor do mundo por boa parte da crítica especializada.
Mesmo permanecendo por pouco tempo durante a divulgação do evento, o Prefeito do Rio Eduardo Paes foi presenteado pelo dono do UFC, Lorenzo Fertitta, com o cinturão de campeão do UFC e ainda afirmou: “Confesso que não tinha idéia da dimensão e do impacto que este evento poderia trazer para a cidade do Rio de Janeiro”. É impressionante a quantidade de pessoas elogiando, já que vamos receber também Copa do Mundo e Olimpíadas. É a porta de entrada para o UFC no Brasil. Quero exclusividade, não vou deixar ir para nenhum outro lugar. É importante no aspecto econômico, será transmitido por 147 países. Isso vai levar a imagem da cidade para o mundo.

Quem se mostrou muito feliz com a vinda do UFC para o Brasil, foi o Presidente da Organização Dana White: "São 36 brasileiros, dez estão entre os melhores e um deles é o numero um. Isso mostra o quanto o esporte é forte. Garanto que os brasileiros preferidos estarão na lista em agosto. Serão boas lutas para o público. Estamos completando dez anos de trabalho e ainda temos muito que fazer nos Estados Unidos e no mundo inteiro. Estamos entrando em vários países e acredito que este é o momento certo de vir ao Brasil. Certamente o UFC dará certo no Brasil. Não é apenas um evento teste. E 44% dos nossos fãs são mulheres. Veremos mais crianças praticando artes marciais mistas. Temos muitos talentos jovens por aí. O evento trará impactos positivos para a cidade, despertará o interesse nos mais jovens. Estamos conquistando o respeito pelo esporte no mundo todo. Estar aqui é uma grande alegria.”.

Frases que marcaram o lançamento do UFC RIO. Realmente, o MMA não é um esporte como outro qualquer. Esses lutadores são heróis para os maiores atletas de outros esportes. Dana White, presidente do UFC.

O máximo que eu cheguei perto de lutas é assistindo os combates em casa, mas eu não tinha a proporção do sucesso e da arrecadação econômica que um evento desse porte pode proporcionar – Eduardo Paes, Prefeito do Rio.

O bom filho à casa torna – José Aldo, campeão da categoria.
Vou conversar com o Dana White, mas há uma possibilidade de termos uma prévia do UFC nas praias de Copacabana – João Pedro Figueira, Presidente da Rio TurLutar em casa é uma grande oportunidade para começar a mudar o pensamento de algumas pessoas de que o MMA está ligado à violência Anderson Silva, campeão da categoria médioUma vez me perguntaram qual seria minha reação, caso batessem no meu carro. Se batessem no carro do Pavarotti ele teria que descer cantando? Vitor Belfort, lutador de MMAQuando comecei a namorar minha esposa, minha sogra não aprovava nosso relacionamento. Hoje, ela é uma das minhas maiores fãs. O preconceito está sendo vencidoMaurício ´Shogun` Rua, campeão da categoria meio-pesado


Vamos aguardar agosto chegar. O ingresso não deve ser barato, então, para quem é fã de MMA e curte um belo espetáculo recomendo juntar uma graninha por mês, pois vai valer a pena e, possivelmente a feira que expõe todo o material do UFC, com a venda de varias lembranças aterrisará no Brasil durante o evento. Como diz o lendário juiz de MMA “Big" John Mc Carthy: "Are you Ready?”. Eu garanto pra vcs. Eu estou!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário