terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Retrospectiva - UFC - Brasil - 1998



Amanhã estarei indo para coletiva de imprensa que vai rolar no Palacio da Cidade, em Botafogo, no Rio de Janeiro, com a presença do dana White, Vitor Belfort, Anderson Silva, mauricio Shogun, do Prefeito Eduardo paes e outras celebridades do mundo das lutas. Ontem foi confirmada a minha presença. Fiquei super feliz com o e-mail que recebi da Textual, agencia de comunicação, responsável pelo UFC aqui no Brasil. Já estou preparando as perguntas que vou fazer. É uma oportunidade única de fazer contatos e colher material de divulgação.

Isso me fez voltar no tempo, no ano de 1998, quando eu ainda era estudante de Jornalismo ....
Há 12 anos passados....



Um dia antes do meu aniversário, eu me dei um presentão: Comprei uma passagem de ônibus e fui para São Paulo assistir o Ultimate Brasil ,também conhecido como UFC 17,5 (dezessete e meio)A edição brasileira do UFC não ganhou número, mas depois ficou historicamente conhecida como 17.5, por ter sido entre as edições 17 e 18. O UFC ainda estava em suas primeiras edições e, ainda não tinha todo o glamour, publicidade e tanta grana envolvida como tem hoje em dia, inclusive o MMA nem era chamado assim, mas sim, de Vale - tudo.



O UFC Brasil, teve um público de aproximadamente 8000 pessoas (Inclusive eu) e foi uma série do Ultimate Fighting Championship ,realizado na cidade de São Paulo, no humilde estádio do Canindé, no dia 16 de outubro de 1998. Foi a primeira e única do UFC no Brasil.






Destaca-se a primeira aparição do lutador Pedro Rizzo, que ainda pertencia à equipe sensação da época, Ruas Vale -Tudo, contra o agressivo lutador de rua e estrela da época do UFC, Tank Abbott (particularmente eu me amarrava no estilo dele ) e da luta entre o então novato Wanderlei Silva contra o campeão e prodígio do vale-tudo, o carioca Vítor Belfort, da equipe de Jiu- Jisu Carlson Gracie. Belfort detonou rapidamente o Curitibano, em 44 segundos, com uma série de socos no rosto. Como eu queria ver essa luta novamente. Quem sabe no próximo UFC Brasil isso não acontece..... Vamos aguardar......


Vídeo das lutas: http://www.youtube.com/watch?v=g1dh_x2rqKc (Vitor Belfort vs Wanderlei Silva)

http://www.youtube.com/watch?v=c5pVadS1t_c (Pedro Rizzo vs Tank Abbott)




Um dos grandes responsáveis pela vinda do UFC para o Brasil, foi o atual árbitro do UFC Mario Yamazaki, que na ocasião, era dono de uma academia de artes marciais nos EUA. desde então, o arbitro brasileiro é figura certa emb tds os eventos realizados pelos irmãos fertitta e pelo carequinha mais poderoso do mundo , Dana White.

O Brasil foi o terceiro país a receber uma edição do UFC fora dos Estados Unidos. Antes havia ido para o Japão para e Porto Rico. O evento contou com duas disputas de título inéditas: pela primeira vez o torneio teve campeão da categoria leve, o hoje dono dq equipe Milletich System, o americano Pat Miletich, além de Frank Shamrock, ter mantido o título dos médios.

Na ocasião, o cartaz do UFC no Brasil causou polêmica ao deixar de fora a única estrela que fica acima da faixa branca, representando o estado do Pará. Será que a organização do UFC sabia que a capital do Brasil é Brasília?

2 comentários:

  1. Vc tem mais fotos desta luta do público e seguranças (eu era um segurança na época)

    ResponderExcluir
  2. gostaria de saber onde consigo fotos ou video da primeira luta do evento cesar marscucci x paulo santos ?

    ResponderExcluir