sexta-feira, 20 de abril de 2012

UFC 145: EM DUELO MARCADO POR RIVALIDADE, JON JONES DEFENDE CINTURÃO DOS MEIO-PESADOS CONTRA EX-CAMPEÃO RASHAD EVANS


   
Criador vs Criatura: duelo de campeões 

Guerra de palavras, amigos transformados em inimigos e um dos títulos mais disputados do Ultimate Fighting Championship: o UFC 145 chega neste sábado, dia 21, à Phillips Arena, em Atlanta, Georgia, com um duelo principal com contornos cinematográficos. Em uma luta que não sai do papel desde o início de 2011, o campeão dos meio-pesados Jon “Bones” Jones colocará em jogo seu cinturão contra o ex-campeão e vencedor peso pesado do TUF 2 "Suga" Rashad Evans. Outro velho conhecido dos brasileiros em ação será Brendan Schaub, que enfrenta Ben Rothwell em sua primeira luta após a derrota para Rodrigo “Minotauro”, no UFC 134 (Rio).

UFC 145: Jones vs Evans será transmitido pelo canal Combate a partir das 20h e pelo SporTV a partir das 23h. O evento marca o retorno do UFC a Atlanta quase quatro anos após o UFC 88, quando Evans nocauteou o ex-campeão do UFC Chuck Liddell na mesma arena.

Jon Jones e Rashad Evans encarada de desafetos durante coletiva de imprensa

Jones vs Rashad: história de uma rivalidade

Em 29 de maio de 2010, o ex-campeão Rashad Evans derrotou o desafeto Quinton “Rampage” Jackson, tornando-se o principal candidato a disputar o cinturão dos pesos meio-pesados do UFC – então pertencente ao brasileiro Maurício “Shogun” Rua. Com uma lesão no joelho, contudo, Shogun não pode lutar. Sem querer tentar um título interino, Evans decidiu esperar por sua chance contra o brasileiro, marcada para ocorrer em março de 2011. Em fevereiro de 2011, contudo, foi a vez de Rashad se lesionar, tornando-se incapaz de lutar pelo cinturão.

Enquanto isso, Jones iniciava sua escalada meteórica no UFC. Em fevereiro de 2011, enfrentou o maior desafio de sua carreira até então: Ryan Bader, também em franca ascensão. Venceu sem maiores dificuldades. Subsequentemente, com a benção do então companheiro de equipe Evans, “Bones” recebeu a chance de cinturão contra Shogun. A chance foi bem aproveitada e, em 19 de março, Jon Jones se tornou o mais jovem campeão do UFC.

Na mesma data, Evans revelou que estava saindo da Team Jackson (equipe em que treinava com Jones), realocando, em seguida, seu treinamento para a Imperial Athletics, em Boca Raton, Flórida, formando o agora famoso camp “Blackzilians”. A rivalidade começava a ser construída. Em 2011, Jones revelou um ligamento rompido em sua mão direita, inviabilizando outra defesa de cinturão. Decidindo que não podia mais esperar pelo título, Evans aceitou uma batalha contra Phil Davis.

Dias após se desentenderem em um bar e serem apartados por Georges St-Pierre, Rashad questionou a verdadeira gravidade da lesão de Jones. Em julho, mais um infortúnio para Evans: Phil Davis, com uma lesão no joelho, não poderia enfrentá-lo. Determinado a entrar no octógono, Evans aceitou enfrentar Tito Ortiz, nocauteando-o no segundo round. Do outro lado, pouco mais de um mês depois, Jones finalizou Rampage em sua primeira defesa de cinturão no UFC.

Em outubro de 2011, mais uma vez Evans foi obrigado a desistir de disputar o cinturão, desta vez devido a um dedão deslocado. Dois meses depois, em 10 de dezembro de 2011, Jones pôs a cereja no bolo da irrepreensível campanha de 2011, derrotando o ex-campeão Lyoto Machida em sua segunda defesa de cinturão.

Em 28 de janeiro de 2012, foi a vez de Evans atestar mais uma vez suas credenciais, derrotando o então invicto Phil Davis em uma batalha de cinco rounds que determinaria o próximo desafiante. Após temores de mais um cancelamento, quando Evans revelou uma lesão sofrida na luta contra Davis, a data foi fechada. Agora, neste sábado, 21 de abril de 2012, eles finalmente põem fim à novela.


Antigamente bons amigos e parceiros de treinos
Bons amigos, rivais ainda melhores

As idas e vindas de Jones e Rashad sempre foram bastante públicas. Se em 2011 Rashad cogitava mudar de categoria antes de enfrentar o “irmão” Jones; em 2012 eles já trocam ofensas em coletivas de imprensa e se acusavam, entre outras coisas, de inveja e falsidade. Após deixar a equipe de Jackson, Rashad ainda comentou que sabia bem como derrotar Jones – afinal, havia acompanhado grande parte de seus treinos. Neste sábado, passarão a limpo, no octógono, a rixa.
“Meu oponente e eu temos uma história bem-documentada”, comentou Jon Jones. “Ele acha que sabe tudo que eu tenho a oferecer, mas muita coisa mudou desde que ele deixou a academia há um ano. Sou um lutador muito diferente que aquele com qual ele treinou. Espero que ele esteja disposto a ver e sentir a diferença.”

Com apenas duas lutas que seguiram até o final, o campeão dos meio-pesados viveu, em 2011, um dos anos mais impressionantes para qualquer atleta da organização. Foram quatro vitórias: uma lhe valeu o título (sobre Shogun) e duas foram sobre ex-campeões (Rampage e Machida). Ao todo, ele soma 15 vitórias em sua carreira e apenas uma derrota – por desclassificação.
Rashad, seis anos mais velho, não deixa a desejar: tem 22 vitórias em seu cartel contra apenas um empate e uma derrota, em 2009, quando perdeu seu cinturão para Lyoto Machida. Na casa do TUF 2, superou desvantagens de tamanho e, mesmo lutando acima de sua categoria adequada, derrotou quatro pesos pesados e se tornar vitorioso. Para Evans, contudo, sua real vantagem não é física: é mental.

Hoje em dia inimigos e rivais dentro e fora do octogono

“Ele não é o Jon Jones ‘campeão invencível’ pra mim. Eu conheço o verdadeiro Jon, o garoto nervoso que me pedia para ensiná-lo a se vestir, a falar e a lutar”, ironiza o ex-campeão. “Eu sei como ele reage quando as coisas não vão como ele espera, como ele não consegue lidar com isso mentalmente. E eu passei por essas lutas cheias de pressão. Estive em situações nas quais há emoção envolvida, com caras como Bisping e Rampage. O Jon nunca esteve nesse tipo de situação e nunca enfrentou um lutador como eu. Sei que irei recuperar meu título no UFC 145”. 


Noite de jovens talentos


Novos e promissores talentos do UFC
O card do UFC 145 também é marcado pela forte presença jovem, com algumas grandes promessas “novatas” em ação no octógono de Atlanta. Aos 22 anos, o canadense Rory MacDonald faz a co-luta principal da noite, contra o britânico Che Mills. Com apenas uma derrota no UFC, para o atual campeão interino dos meio-médios Carlos Condit, MacDonald é o quarto lutador mais novo da organização.

Já Michael McDonald, que aos 21 anos é o segundo lutador mais novo do plantel do UFC, enfrenta o ex-campeão dos pesos galos Miguel Torres – quase uma década mais velho. McDonald, que vem de uma sequência de três vitórias, tem apenas uma derrota na carreira profissional (que começou aos 16 anos). No card preliminar, o lutador de 28 anos Stephen Thompson enfrenta o veterano Matt Brown, um dos mais condecorados kickboxers da organização.  

Confira o card completo:

Card principal:
Jon Jones vs Rashad Evans
Rory MacDonald vs Che Mills
Brendan Schaub vs Ben Rothwell
Miguel Angel Torres vs Michael McDonald
Mark Hominick vs Eddie Yagin
Mark Bocek vs John Alessio
Card preliminar:
Travis Browne vs Chad Griggs
Matt Brown vs Stephen Thompson
John Makdessi vs Anthony Njokuani
Mac Danzig vs Efrain Escudero
Keith Wisniewski vs Chris Clements
Marcus Brimage vs Maximo Blanco

Fonte: Textual 

Nenhum comentário:

Postar um comentário