sábado, 14 de abril de 2012

UFC SUÉCIA: THIAGO SILVA, PAULO THIAGO E DIEGO NUNES REPRESENTAM O BRASIL NO PRIMEIRO UFC EUROPEU DE 2012

UFC de hoje marca estréia do evento na Suécia
 Neste sábado, 14, o Ultimate Fighting Championship vive mais um momento crucial: após realizar eventos na Inglaterra, Alemanha e Irlanda, desembarca pela primeira vez na Suécia, mais um importante passo em sua expansão global. Escolhida para sediar o primeiro UFC europeu de 2012, a capital Estocolmo não decepcionou, com ingressos se esgotando em poucas horas - tempo recorde do UFC no continente. Mas o momento não é decisivo apenas para a organização; os três atletas brasileiros do card principal do evento sueco também têm muito a provar. Thiago Silva, Paulo Thiago e Diego Nunes têm traços em comum: talentosos, buscam superar obstáculos em suas promissoras carreiras.
O evento será transmitido pelo Canal Combate a partir das 13h. Além de Silva, Paulo Thiago e Nunes - que enfrentam Alexander Gustafsson (sueco), Siyar Bahadurzada (afegão) e Dennis Siver (russo-germano), respectivamente –, o card multinacional do evento também conta com nomes como o all-american Brian Stann e o italiano Alessio Sakara. 

Thiago Silva promete nocaute contra Sueco
Thiago Silva quer recuperar o tempo perdido
No evento principal da noite, Thiago Silva entra no octógono com pressão extra: além de voltar após um período de mais de um ano de suspensão, tem o peso de lutar contra o atleta da casa – natural de Arboga, na Suécia, Alexander Gustafsson luta por Estocolmo. Conhecido por seu estilo agressivo e “para frente”, Thiago Silva não teve um caminho fácil no octógono. O primeiro percalço veio em 2009, quando, vindo de quatro vitórias seguidas, foi nocauteado por outro então promissor atleta: o ex-campeão Lyoto Machida. Meses depois, após derrubar Keith Jardine no primeiro round, Thiago sofreu outros revés: uma lesão persistente nas costas chegou ao auge na batalha contra Rashad Evans, perdida na decisão dos jurados.
A redenção viria no ano seguinte, quando, após dominar Brandon Vera, levou a melhor também por decisão unânime. Sua alegria, contudo, durou pouco: pego no teste antidoping por trocar amostras de urina, Thiago Silva viu o resultado vitorioso da luta ser revertido para no contest e amargou um ano “no banco” devido a uma suspensão da Comissão Atlética. Agora, Thiago Silva está de volta, e - fama de bad boy e “torcida contra” à parte - só tem um pensamento: lutar.
“Só quero recuperar o tempo perdido e lutar o máximo que eu puder em 2012”, comentou o atleta, que aproveitou o tempo parado para se recuperar fisicamente. Agora, aos 29, ele busca recolocar a promissora carreira nos trilhos. Para isso, terá que derrubar Gustafsson, cuja fama de “bom garoto” fica só fora do octógono; com oito lutas terminadas no primeiro round, o sueco compartilha da agressividade e das notáveis habilidades de Thiago na luta de pé. “Será uma ótima luta para os fãs”, definiu o lutador europeu de 25 anos.
 
Paulo Thiago encara afegão estreante no UFC

Paulo Thiago enfrenta estreante afegão

Conhecido por seu trabalho diário como policial do BOPE de Brasília, Paulo Thiago também já viveu momentos de incerteza no octógono. A vitória sobre David Mitchell, em agosto de 2011, quebrou uma sequência de duas derrotas, para Diego Sanchez e Martin Kampmann. Dois tropeços em uma carreira no marcada por prêmios de melhor finalização (sobre Mike Swick), nocaute (sobre Josh Koscheck) e luta (contra Sanchez) da noite.
“Acho que estou evoluindo tecnicamente, mas o meu cartel está um pouco inconstante dentro do evento, ganhei umas e perdi outras”, declarou o brasiliense, em entrevista ao site do UFC. ”Estou vindo de uma vitória e vou procurar uma sequência de vitórias para ter a chance de disputar o titulo também”.
Conhecido pelo queixo resistente e suas finalizações (oito de suas vitórias vieram assim), ele enfrenta, no sábado, um adversário invicto desde 2009. Nascido no Afeganistão, mas residente da Holanda desde os 15 anos de idade, Siyar Bahadurzada viveu sua infância em meio ao cenário de guerra de Cabul. Agora, cerca de 10 anos após sua estreia profissional, o atleta de 27 anos tem pela frente a pressão de estrear no maior octógono do mundo e, quem sabe, coroar sua trajetória até então vitoriosa no esporte. Poliglota e com formação universitária, Siyar define seu estilo no octógono em uma palavra: “violento”. 

Siver vs Nunes: promessa de um bom combate
Diego Nunes ansioso por enfrentar um striker

Grande promessa da divisão dos pesos penas, Diego Nunes viu em Kenny Florian o grande obstáculo em seu caminho vitorioso. Ao perder para o ex-contender em uma decisão unânime, Nunes quebrou uma sequência de três vitórias na carreira. O potencial de Nunes, conhecido por seu jogo em pé, ainda não foi totalmente demonstrado no octógono mais famoso do mundo. Mas no sábado, contra Dennis Siver, ele pretende mudar a cena. Dessa vez, o adversário do brasileiro é um ex-campeão de Kickboxing. Estilisticamente, a batalha promete ser o que Nunes precisa para brilhar como espera.
“Estou animado para enfrentar um striker no UFC, ele tem um excelente jogo de pé, e eu também gosto de manter a luta assim, então deve ser um combate muito animado”, comentou o brasileiro.

Confira o card completo do evento:

Card principal:
 
Thiago Silva x Alexander Gustafsson;
 
Brian Stann x Alessio Sakara;

Paulo Thiago x Siyar Bahadurzada;

Diego Nunes x Dennis Siver;

Demarques Johnson x John Maguire;

Brad Pickett x Damacio Page;


Card preliminar:

Papy Abedi x James Head;

Cyrille Diabate x Jorgen Kruth;

Francis Carmont x Magnus Cedenblad;

Reza Madadi x Yoislandy Izquierdo;

Simeon Thoresen x Besam Yousef;

Jason Young x Eric Wisely.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário