quinta-feira, 19 de julho de 2012

No próximo sábado, o brasileiro Renan Barão poderá ser o 11° brasileiro campeão do UFC.



Renan Barão poderá se juntar aos 10 brasileiros que já foram campeões do UFC, desde 1993

No próximo sábado, dia 21/07, o Brasil poderá conquistar o seu 11º título de campeão do UFC. Trata-se do potiguar Renan Barão, que terá a oportunidade de ser o campeão dos galos do UFC. Ele ganhou a oportunidade de disputar o cinturão da categoria, após a lesão do atual detentor e n° 1 da categoria, Dominick Cruz, mas terá pela frente a fera californiana e ex-campeão do WEC, Urijah Faber. A disputa não será pelo título da categoria, mas sim, pelo cinturão interino. O vencedor do combate terá a oportunidade de enfrentar Cruz num combate futuro.

Em clima de respeito os lutadores posam na coletiva
Diferentemente do que acontece em outras coletivas de imprensa, o clima entre os lutadores Faber e Barão está bem amistoso, mostrando, que apesar da pouca idade, a responsabilidade maturidade e respeito entre os atletas é evidente. 
Jair Lourenço, técnico de Renan Barão afirmou que o atleta nunca esteve tão bem preparado e que no sábado teremos o novo campeão do UFC; o quarto brasileiro, nas atuais oito categorias do evento (mosca, galo, pena, leve,meio médio, médio, meio pesado e pesado)

“Barão está muito confiante e muito bem preparado. Está no melhor momento da vida dele. Pela confiança que demonstra, no sábado o Brasil terá seu novo campeão do UFC. Ele está totalmente focado. A condição dele nem de longe lembra como foi a da última luta”

 “A mudança da luta foi muito importante para Renan Barão. Se antes iria lutar em Las Vegas, no dia 7 de julho, agora ele fará a luta principal do UFC 149, no Canadá, sem toda aquela torcida que seria possível ver nos Estados Unidos para Faber. Não que a torcida contrária influencie Renan Barão, mas vai fazer Faber lutar fora de sua zona de confortor”, afirma Lourenço.


Cinturão do UFC é objeto de desejo de 10 entre 10 lutadores do UFC

É fato que Faber é um “queridinho da américa”, mas isso é algo que normalmente não influencia a concentração da maioria dos lutadores dentro do cage. Faber é sim uma grande ameaça para Barão e ele deve manter seu jogo atento e agressivo a toda momento, dando continuidade à formula que tem feito com que ele não experimente o sabor da derrota desde 2005.

Em todas as edições do UFC que teve sua estreia no dia 12 de novembro de 1993, em Denver, Colorado, Estados Unidos somente dez brasileiros alcançaram oficialmente o título do evento.

O UFC detinha cinco categorias de peso (até 70kg, até 77kg, até 84 kg, até 93kg e acima de 93kg), mas com a fusão com o WEC no início do ano ampliou para sete (peso pena – até 66kg  e peso pluma – até 61kg).

O Brasil detém três campeões atualmente: Anderson Silva (até 84kg), José Aldo (até 66kg) e Junior Cigano (acima de 93 kg).
Agora conheça os componentes do seleto grupo dos brazucas que são ou já foram donos do cinturão do UFC (na ordem):

1- ROYCE GRACIE
- Campeão do UFC 1 (lutou 3 vezes na mesma noite);
- Campeão do UFC 2, em 11 de março de 1994 (lutou 4 vezes na mesma noite);
- Campeão do UFC 4, em 16 de dezembro de 1994 (lutou 3 vezes na mesma noite, sendo que na final finalizou com um trângulo o lendário Dan Severn, com pouco menos de 16 min de luta).

2 – MARCO RUAS
- Campeão do UFC 7, em 08 de setembro de 1995 (foram 3 combates no mesmo dia, sendo que naquela época as lutas não tinham tempo definido, tampouco categoria de peso);

3- VITOR BELFORT
- Campeão do UFC 12 dos pesos pesados (acima de 93 kg), em 07 de fevereiro de 1997 (duelou em 2 oportunidades naquela noite; todavia, já existia categoria de peso);
- Campeão do UFC 46 dos meio pesados (até 93kg), em 31 de janeiro de 2004 vencendo Randy Couture por interrupção médica (corte no olho) no final do 1º round;

4- MURILO BUSTAMANTE
- Campeão do UFC 35 dos pesos médios (até 84kg), em 11 de janeiro de 2002 derrotando Dave Menne por nocaute aos 44 segundos do 2º round;

5- ANDERSON SILVA
- Campeão do UFC 64 dos pesos médios (até 84kg), em 14 de outubro de 2006 nocauteando Rich Franklin aos 3 min do 1º round;
Observa-se que Anderson permanece Campeão da categoria até 84kg até hoje vencendo todas as defesas de Cinturão, sendo difícil conseguir adversário para o brasileiro, tamanha a sua supremacia.

6- RODRIGO MINOTAURO NOGUEIRA
- Campeão interino no UFC 81 dos pesos pesados (acima de 93kg), em 02 de fevereiro de 2008, finalizando o gigante Tim Sylvia com uma gilhotina no 3º round;

7- LYOTO MACHIDA
- Campeão do UFC 98 dos meio pesados (até 93kg). em 23 de maio de 2009, nocauteando Rashad Evans do 2º round;

8 – MAURICIO SHOGUN RUA
- Campeão do UFC 113 dos meio pesados (até 93 kg), no dia 08 de maio de 2010, nocauteando o brasileiro Lyoto Machida no 1º round.

9 – JOSÉ ALDO
– É Campeão do peso pena do extinto WEC que se uniu ao UFC, com todos os atletas fazendo parte do maior evento de MMA do Mundo. Com a união, o brasileiro passou a ser campeão da nova categoria até 66kg  do UFC.
O WEC (World Extreme Cagefighting) era o maior evento do mundo no que se referia a lutadores com peso igual ou inferior a 70kg.
O brazuca defendeu com sucesso o seu título no UFC 136 dia 08 de outubro de 2011, onde venceu o norte-americano Kenny Florian.

10 - JUNIOR CIGANO DOS SANTOS
- O atual campeão dos pesados, título que conquistou ao nocautear o americano Cain Velasquez em apenas 64 segundos no dia 12 de novembro de 2011 no UFC on Fox 1.



Nenhum comentário:

Postar um comentário