quinta-feira, 5 de julho de 2012

Murilo Bustamante foi o primeiro brasileiro campeão da categoria de Anderson Silva no UFC

Bustamante mostra os cinturões dos médios 
Muitas pessoas entram na faculdade Jornalismo para trabalhar nas emissoras de TV, rádio ou Jornais mais importantes do mundo. No meu caso, eu resolvi me formar em Jornalismo para cobrir artes marciais, para trabalhar nos veículos de comunicação e  canais que fossem especializados no assunto. Quando iniciei a faculdade existiam poucos meios de comunicação que investiam no vale Tudo. Em julho de 1999, arrumei estágio no extinto Jornal Ring, que funcionava na mesma sala da Revista Tatame, mas tive que largar esse estágio, pois a vida nos oferece oportunidades de trabalho diferentes e que nos fazem repensar no sonho. Continuo escrevendo sobre lutas e acompanhando de perto o esporte que mais cresce no mundo.
Atualmente, o MMA se tornou febre nas academias e na grande mídia, mas feras do passado acabam passando batidas pelos eventos. Na verdade, foram os pioneiros desse esporte e que abriram as portas do mercado internacional e nacional para as artes marciais mistas e para lutadores que hoje em dia são referência e ídolos do esporte? 
Antes do MMA ser dividido em categorias, os lutadores lutavam em eventos sem limites de tempo, de forma  um pouco amadora, com poucas regras; o verdadeiro vale-tudo e que o Brasil imperava nesse período. Prova disso foi Royce Gracie que destruía quem cruzava seu caminho, Marco Ruas, que chocou o mundo usando a mistura de Muay Thai com luta de solo, André Pederneiras, que quase chegou ao cinturão do UFC contra Pat Milletich e Murilo Bustamante, faixa preta de Carlson Gracie, líder da Brazilain Top Team e primeiro brasileiro a ter um cinturão da categoria dos médios do UFC, e que ainda continua em atividade aos 45 anos de idade; com certeza um guerreiro.


Foto: Tatame - Início da Equipe Brazilian Top Team - antes da divisão.

Um breve histórico de Murilo Bustamente

Aos 45 anos Bustamante continua ativo nos treinos e competindo
Murilo Bustamante é um dos poucos grapplers que podem ser chamados de mestres em Brazilian Jiu-Jitsu. Além de ser um dos 109 faixa preta do lendário Carlson Gracie, Bustamante ganhou inúmeros títulos mundiais na arte suave. Embora Bustamante possua habilidades incríveis no chão, possui uma base sólida de boxe, tornando o seu jogo no octógono muito eficiente. Seu currículo inclui impressionantes vitórias sobre grandes nomes do MMA. Com um jogo de chão classico, e mãos rápidas e um estilo de luta agressivo ", Busta" foi semeando caos no ranking dos médios do MMA por mais de uma década.

Murilo lutava na categoria de meio-pesados mas após perder para a ex-campeão dos meio-pesados do UFC Chuck Liddell, com quem lutou arduamente, por decisão unânime no UFC 33, caiu uma categoria de peso e e passou a lutar nos médios do UFC, sua primeira luta foi pelo cinturão da categoria, vencendo Dave Menne no segundo round, por finalização no UFC 35.
No Pride
Após ser campeão dos médios do UFC derrotando Dave Menne no UFC 35, Bustamante fez uma defesa de título, derrotando Matt Lindland, antes de deixar o UFC, devido a razões financeiras para assinar com o PRIDE em 2003.
Ele foi finalistas do torneio dos meio-médios do Pride em 2005. Depois de duas vitórias impressionantes através de uma chave-de-braço e um TKO, derrotando Ikuhisa Minowa e Masanori Suda, respectivamente, Bustamante entrou na final contra Dan Henderson. Na final "Busta" perdeu por decisão dividida para o bi-campeão do Pride.
Em abril desse ano Murilo Bustamente retornou aos rigues pelo evento denominado Amazon Fight Chapinship (AFC), após um longo período de lesões, recuperação e treinamento, onde derrotou por decisão divida o mesmo lutador que o fez se tornar o primeiro brasileiro campeão e detentor dos médios do UFC.

Murilo, hoje com 45 anos, dedica seu tempo para ensinar Jiu-Jitsu, Submission, Grappling e MMA para seus alunos em academias da Brazilian Top Team, bem como seminários em todo o mundo e seu cartel atual é de 15 vitórias, 8 derrotas  e 1 empate


A Brazilian Top Team é conhecida pelos lutadores que conseguem exportar para o mundo das artes marciais, ou seja, é um celeiro de campeões. Rousimar Toquinho, Miltinho Vieira e Patrick Coté estão entre os representantes da BTT no UFC. 


Rousimar Toquinho, considerado um dos grandes nomes do MMA brasileiro no UFC

O Canadense Patrick Coté é atleta da BTT e marca o nome da equipe  no UFC 148



Criador do triângulo de mão, Miltinho Vieira é o mais novo contratado do UFC

Nenhum comentário:

Postar um comentário