domingo, 22 de julho de 2012

UFC 149 - Renan Barão vence Urijah faber e se consagra campeão intreino dos pesos galos do UFC.




Renan Barão vibra com o cinturão interino dos galos
Neste sábado, dia 21, no Scotiabank Saddledome, em Calgary, Canadá, o potiguar Renan Barão se juntou a José Aldo, Anderson Silva e Junior Cigano entre os brasileiros detentores de cinturão do Ultimate Fighting Championship. Após cinco rounds de domínio sobre o ex-campeão do WEC Urijah Faber, Barão levou a melhor na decisão unânime dos jurados, conquistando o título interino da categoria dominada pelo campeão Dominick Cruz, afastado por tempo indeterminado devido a uma lesão no joelho. 

“Barão é um monstro, ele dominou um dos melhores caras desta divisão de peso na história do MMA”, enalteceu o presidente do UFC Dana White, que não poupou elogios à luta de pesos galos.

Na co-luta principal, os médios Hector Lombard e Tim Boetsch fizeram uma batalha pouco movimentada, decidida de maneira dividida a favor de Boetsch. Na batalha anterior, o peso pesado Cheick Kongo também saiu com a mão levantada, conquistando a vitória por decisão unânime sobre Shawn Jordan. Dois dos bônus da noite foram para as batalhas preliminares: Bryan Caraway e Mitch Gagnon levaram o prêmio de Luta da Noite, enquanto Ryan Jimmo levou o prêmio de melhor nocaute ao derrubar Anthony Perosh em apenas sete segundos. Matt Riddle levou o prêmio de Finalização da Noite, com um katagatame sobre Chris Clements. 

Barão usa chutes para controlar a distância e frustrar Faber


Início de combate mostrou o respeito mútuo e cordialidade entre os atletas Renan Barão e Urijah Faber
A exemplo do que viveu com José Aldo quando desafiou o atual campeão peso pena do UFC pelo título da mesma categoria no extinto WEC, Faber viu-se frustrado por cinco rounds. Embora não tenha facilitado para o potiguar Renan Barão, esbanjando movimentação e condicionamento físico, o “Califórnia Kid” sucumbiu perante a performance ágil e estratégica de um confiante Barão, e novamente viu nos chutes do adversário sua grande frustração.

Barão abusou das joelhadas voadores durante os 5 rounds
Faber sofreu com o leque de chutes altos e baixos de Barão
Barão já começou bem o primeiro round, arriscando logo de início um chute alto. Constantemente em movimento, os dois estudavam a distância do adversário. Faber buscava encurtar com combinações de golpe de mão, enquanto Barão abusava dos chutes para controlar a distância. Barão viveu um bom momento com um pisão frontal, e permaneceu dominando até o soar do gongo.

O panorama foi semelhante nos rounds seguintes, embora com maior equilíbrio entre os lutadores. Cauteloso e estratégico, Renan Barão permanecia controlando a distância com um solto jogo de pernas, enquanto Urijah, sempre em movimento, investia nos golpes retos de mão para tentar encurtar a distância. 

Antes do resultado oficial Renan Barão vibra com André Pederneiras e todo o time da Kimura Nova União
 Por fim, após cinco rounds de superioridade, um emocionado Barão foi declarado campeão na decisão unânime dos jurados. Sobre a vitória, o potiguar comentou que deu ouvidos aos conselhos dos corners e que, graças a seu estudo prévio, não se surpreendeu com a resistência do adversário: “Eu vim preparado para tudo”, declarou. “Ele não me surpreendeu, eu já sabia que ele tinha golpes fortes. A estratégia era manter a distância e não entrar no raio de ação dele, já que a mão direita dele é muito perigosa”.

Barão é o 11º brasileiro campeão do UFC
Faber também declarou não ter se surpreendido com o nível de Barão. “Eu sabia que ele era bom em manter a distância e tinha uma boa envergadura. Eu tenho problemas com caras que são muito bons defendendo quedas e que dão muitos chutes contra a perna. Eu não consegui fazer meu ataque como queria. Queria ter lutado no chão, entrado com mais sequências”, concluiu o ex-campeão do WEC, que acusou uma lesão na costela devido a uma joelhada de Barão. 

Sobre a reação do público presente na arena, que chegou a vaiar a batalha em alguns momentos, Barão declarou: “Vou tentar dar mais de mim e soltar mais meu jogo da próxima vez. Mas eu lutei para ser campeão e foi isso que aconteceu.” 

Com a vitória, o Potiguar renan Barão é o 11º brasileiro campeão do UFC desde a sua primeira edição em 1993, se juntando a nomes importantes do  UFC como Royce Gracie, Anderson Silva, Marco Ruas, Murilo Bustamente, entre outros...


Boetch e Lombard decepção em luta tão esperada
Lombard cai na estreia; Kongo vence, mas é criticado por Dana White
 
A estreia de Hector Lombard no UFC veio recheada de expectativas. Após uma luta morna, contudo, o cubano viu quebrada sua sequência de 25 lutas sem perder e frustrou as especulações de que poderia ser o próximo desafiante de Anderson Silva. O algoz foi Tim Boetsch, que confirmou com a vitória a boa fase que vive entre os médios. O presidente do UFC Dana White, contudo, não apontou rumos imediatos para a divisão dominada por Silva, dizendo apenas que ainda casará algumas lutas e que Boetsch se colocou em uma “posição muito muito boa”.
 
Card preliminar ficou com os três prêmios da noite: Melhor luta, nocaute e finalização
A batalha entre Cheick Kongo e Shawn Jordan, além de vaiada pelo público, foi muito criticada pelo presidente. Além de repreender a atuação dos pesos pesados, que segundo White passaram três rounds “no clinch contra a grade”, Dana também criticou o árbitro por não ter controlado a batalha como deveria.
 
Dana White decepção visível com as lutas e resultados do card principal
As batalhas preliminares, por outro lado, foram muito elogiadas pelo presidente. Das seis lutas, apenas duas foram para a decisão.  Ryan Jimmo, vencedor do prêmio de nocaute da noite, derrubou Anthony Perosh em apenas 7 segundos em sua estreia no UFC. O prêmio de luta da noite também foi para uma batalha do card preliminar, entre Bryan Caraway e Mitch Gagnon. Caraway saiu vitorioso, conseguindo uma finalização no terceiro round. 
 
Eu juntamente do campeão dos galos Renan Barão
:
 
Resultado das lutas:
Card principal:
 Renan Barão venceu Urijah Faber na decisão unânime
Tim Boetsch venceu Hector Lombard na decisão dividida
Cheick Kongo venceu Shawn Jordan na decisão unânime
James Head venceu Brian Ebersole na decisão dividida
Matt Riddle finalizou Chris Clements com um katagatame aos 2min2s do R3  
Card preliminar:
Nick Ring venceu Court McGee na decisão unânime
Francisco Rivera venceu Roland Delorme por KO aos 4min19s do R1
Ryan Jimmo venceu Anthony Perosh por KO a 7s do R1
Bryan Caraway finalizou Mitch Gagnon com um mata-leão a 1min36s do R3 

Antonio Carvalho venceu Daniel Pineda por KO a 1min11s do R1
Anton Kuivanen venceu Mitch Clarke na decisão dividida dos juízes


Fonte: 47106 - Textual

Nenhum comentário:

Postar um comentário